O samba de Gafieira foi desenvolvido primeiramente no Rio de Janeiro e atualmente é popular em todo o Brasil e está a cada dia se espalhando pelo mundo inteiro. É um ritmo que teve muita influência do maxixe e começou a ser praticada a partir do século XX.
É sempre o homem que conduz a mulher e ele executa gestos de proteção, ritmo e elegância. É acompanhada por instrumentos como o violão, o cavaquinho, percussão, choro e clarineta.
Esse estilo é conhecido principalmente pelo personagem do malandro, com seu característico terno branco, sapatos branco e preto e camisa vermelha e branca.
Ao longo dos anos, sofreu várias transformações e hoje é considerada uma dança elegante e técnica. Contudo, a malandragem, sensualidade e molejo nos quadris dos bailarinos ainda se mantêm como principal característica dessa dança.
Curiosidade
Não confunda Samba da Gafieira com Samba no Pé:
Samba de Gafieira é dançado em par, já o Samba no Pé é uma dança solo realizada sobretudo em performances improvisadas ao som de um bom samba tocado, como os sambas enredos. É marcado individualmente, embora possa ser utilizado em alguns passos de dança a dois, no samba de Gafieira.
Samba de Gafieira:
Confira nossos dias e horários em nossa programação de dança.
Agende agora uma aula experimental
Utilize o formulário abaixo para agendar ou entrar em contato com a equipe Evidance
Responderemos o mais breve possível.