fbpx

Confira entrevista com nossos Professores da Dança de Salão, Larisa Lima e Demetrius Gonçalves ao Programa da Tv Ponta Negra, no SBT. Na matéria, explicamos um dos ritmos ensinado na Evidance, o Forró e suas variações, do iniciante ao iniciado

 

forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais, segundo o blog de Pádua Campos, (http://paduacampos.com.br/2012/2012/05/25/origem-do-forro/) destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco. Outros estilos de forró são: o forró pé de serra,o forró universitário, uma revisitação do forró tradicional (conhecido como forró pé-de-serra) e o forró eletrônico ou estilizado (que, para alguns, não é considerado forró).

Forró Pé-de-serra
É caracterizado por ter como fonte de inspiração artística o universo rural do sertanejo, e tem origem em meados da década 1940, no Nordeste. É tocado por trios de zabumba, sanfona e triângulo dando característica tímbrica singular à música e, na dança é comum vermos o passo básico e variações simples, tais como giros simples da dama, não sendo muito freqüentes. Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos são exemplos de músicos que tocam forró pé de serra.
Forró Universitário
Surgido quando os jovens sulistas começam a tocar e a dançar o forró pé de serra de maneira diferente da original, com fortes influências do Rock`n Roll, do Samba, do Funk e do Reggae, nas décadas de 1990/2000. Estas influências introduziram características peculiares no passo básico (marcação atrás) e em variações, tais como giros mais complexos, e aqui, além de não serem somente da dama, são freqüentes. A cidade de Itaúnas, no Espírito Santo, é a Meca do forró no sul do país. O forró universitário é constituído principalmente por três das inúmeras danças constituintes do forró pé de serra: baião, xote e, menos freqüente, xaxado. Na música, há a introdução de instrumentos no trio acima mencionado, como violão, contra-baixo e percussão (os mais comuns) além de bateria, entre outros. Entre as bandas que tocam o forró universitário podemos citar: Fala Mansa, Rastapé.
Forró Eletrônico
Também originado na década 1990, mostra uma linguagem estilizada e um visual chamativo, com grande destaque para os instrumentos eletrônicos (guitarra, contra-baixo e principalmente o órgão eletrônico, o qual substituiria a sanfona). A dança também é mais estilizada, não sendo mais “miudinha” (passos pequenos) como no forró pé de serra e no forró universitário.
Fonte: http://www.mundodadanca.art.br/2010/09/forro-sua-historia.html