fbpx

Matheus Moreira 23 Mar 2017 (atualizado 23/Mar 16h16)

A ‘Onda Coreana’ que ganhou força na virada do século mantém alta produção e exportação de boy (e girl) bands que, no Brasil, lotam casas de shows.

O refrão mais cantarolado da Coreia do Sul é “Era moreugetda I Love y’all” — frase que quer dizer algo como “Que se dane, eu amo todas vocês”. Ele está na música “Fxxk It”, da boy band sul-coreana Big Bang, que mistura trechos em coreano e inglês embalados por elementos de house, techno e rap. A canção ficou em segundo lugar entre as mais tocadas na lista anual da Billboard.

O sucesso não é exclusivo dos garotos da Big Bang: ele representa a expansão da cultura pop sul-coreana para o mundo. O fenômeno é chamado de “Hallyu” (“Onda Coreana”, em português), que desde o fim da década de 1990 cresce e vem fazendo fãs no Brasil e no mundo.

A onda teve início com a popularização, fora da Coreia do Sul, dos K-Dramas, séries dramáticas sul-coreanas. Com o sucesso de “Autumn in My Heart” e “Winter Sonata” (os primeiros K-Dramas exportados) no leste, sul e sudeste asiático, as produções foram ganhando público crescente e o mundo acabou descobrindo essa faceta do país.

O pop sul-coreano foi impulsionado em 2012 pela viralização do videoclipe de “Opa Gangnam Style” de Psy, cantor solo de K-pop. O clipe atingiu, em dezembro de 2012, o marco de primeiro vídeo a ultrapassar 1 bilhão de visualizações no YouTube.

Foi com o K-pop que a cultura sul-coreana ganhou espaço no Brasil. O gênero musical hoje leva multidões a casas de shows no país. No dia 20 de março de 2017, uma segunda-feira, o grupo BTS (Bangtan Boys), lotou o Citibank Hall, na zona sul de São Paulo. É a terceira vez que o grupo vem ao Brasil. Agora pela turnê “Live Trilogy Episode III The Wings Tour”.

Características do K-pop

• GÊNERO HÍBRIDO

As músicas pop sul-coreanas são, no geral, marcadas pela mistura de gêneros musicais. Em suma, a maior parte das produções associam batidas de rap e hip-hop com música eletrônica dançante, blues e rock.

• FRASES EM INGLÊS

O uso de trechos em inglês na música (geralmente no refrão) serve como o gancho para a exportação para fora da Ásia dessas produções marcadas pelo apelo visual.

• MODA

No K-pop a moda é fundamental. Com roupas, cabelos e acessórios que parecem ter saído de desenhos animados, os “idols”, como são conhecidos os cantores e cantoras do gênero, ditam a moda jovem sul-coreana até que uma nova banda faça grande sucesso e substitua os antigos ídolos na preferência pelas vestimentas.

• COREOGRAFIAS

Os vídeos musicais e shows das bandas de K-pop são marcados pelas coreografias bem trabalhadas. No geral, ainda que repletas de passos e sequências, elas apresentam trechos mais simples, de fácil reprodução.

6 grupos de K-pop para conhecer

1 – BIG BANG O quinteto teve seu debut em 2006, mas só alcançaram o mercado internacional com o lançamento do EP “Always”, em 2007. Atualmente, o grupo está em sua 2ª turnê mundial, que atrasou devido a uma pausa para que os integrantes integrassem o serviço militar obrigatório.

2 – BTS (OU BANGTAN BOYS) Os Bangtan Boys estreou em 2013 e chegou rápido ao sucesso na Ásia. Atualmente, os sete garotos estão em turnê. No último dia 20, fizeram seu último show em São Paulo.

3 – 2NE1 O quarteto apareceu pela primeira vez durante um comercial ao contracenarem com os integrantes da Big Bang. O debut das sul-coreanas foi em 2009.

4 – EXO O grupo rompeu com a lógica sul-coreana de formar boy bands com músicas em inglês e coreano trazendo jovens chineses para cantarem, também, em mandarim. A formação do grupo é grande e por isso eles se subdividem entre “EXO-K” (coreano) e “EXO-M” (mandarim). A estreia do grupo, originalmente chamado de “M1”, foi em dezembro de 2011.

5 – GIRLS GENERATION É um grupo formado por oito garotas treinadas pela SM Entertainment. O grupo fez tanto sucesso que, no Japão, ganhou um segundo nome: “Shoujo Jidai”, algo como “Era das Garotas”.

6 – TVXQ Também formados pela SM Entertainment, os garotos da TVXQ, assim como a Girls Generation também ganhou um segundo nome no Japão após a estreia. Os “Tohoshinki”, como são conhecidos por lá, estrearam em 2003, mas o sucesso só veio em 2008 com o lançamento do single “Purple Line”.

Link para matéria completa: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/03/23/O-que-%C3%A9-K-pop-e-como-se-formam-seus-%C3%ADdolos
Editado – Acesso em 29/01/2018

____________________________________________________________________

Confira entrevista completa com a professora Luluca Gonçalves e a turma de K-Pop para o programa “Dança com a gente”. @queirozbibia @maria.fernandamacedo apresentam os Ritmos que fazem a cabeça da galera #teen .

Lembrando que estamos com VAGAS para as turmas de K-Pop.

K-Pop: Abreviação de Korean Pop (Música pop coreana ou música popular coreana). Sucesso entre os adolescentes que se inspiram no ritmos de seus ídolos K-Pop. Venha fazer um aula experimental, estamos esperando você!